scroll down to read the texts in english

domingo, 14 de novembro de 2010

Arte na Escola Secundária Domingos Sequeira


Arte na Escola Secundária Domingos Sequeira um prazer de ver! Quem é bom professor uma vez é o sempre :) Estas imagens foram partilhadas pelo professor José Oliveira (que também foi meu professor no ensino secundário), e que continua a conseguir desenvolver e integrar projectos de grande dimensão e impacto na vida dos alunos e da escola.
Descrição do projecto partilhada pelo prof. José Oliveira, da qual faço uma transcrição parcial: «Foi o arquitecto Francisco Pólvora (...) que teve a felicidade de acreditar que os alunos desta escola poderiam levar a cabo um projecto de tal envergadura. Todavia, esta ideia de povoar o varandim do segundo piso do novo átrio da ESDS com pinturas de tal dimensão teve claramente origem nas muitas pinturas murais que os antigos alunos desta escola foram elaborando ao longo dos anos sob o desafio, a dedicação e a organização da professora Madalena Correia. Esse facto está bem patente nas perspectivas apresentadas pelo arquitecto, que usou fotografias de alguns desses trabalhos para ilustrar o resultado final que poderia ser alcançado. O projecto de realizar as pinturas dos painéis do novo átrio da ESDS a tempo de estarem prontas na data de inauguração da escola surgiu de uma reunião entre o arquitecto Francisco Pólvora e o professor de artes José H Oliveira, ainda no primeiro período do ano lectivo de 2009/10, no âmbito das alterações propostas ao projecto das salas de artes. Definiu-se nessa reunião que tal seria feito com base num concurso aberto a todos os alunos da escola. Após o período de deliberação do júri (...) deu-se início aos trabalhos de pintura das telas, numa sala improvisada, no dia 21 de Junho. O período de pintura das telas prolongou-se pelas férias grandes e terminou dia 14 de Setembro, exactamente um dia antes da data limite prevista, tendo sido interrompido apenas por duas semanas no mês de Agosto. A Professora Madalena Correia, cujos alunos desenvolveram as suas propostas na aula de Oficina de Artes (12ºK), em contexto curricular, participou em grande parte do período de pintura das telas. Este é foi um caso exemplar, e certamente dos poucos no país, de participação activa dos alunos de uma escola nas obras da sua requalificação. »

É uma inspiração ver projectos destes concretizados e conhecer a tão elevada capacidade criativa e de trabalho destes alunos! Alunos e professores estão de parabéns :) e agradeço ao Prof. José Oliveira ter-me permitido partilhar o vosso fantástico trabalho aqui no LinkArte.

2 comentários:

Lourdes disse...

O resultado final é interesante e pelo que vejo resulta muito bem.
Senti que é uma escola com gente dentro. Parabéns!
Lourdes

Marta Pinto disse...

Olá Lourdes,
Uma escola com gente dentro, quando tem professores e alunos assim, sem dúvida que é :)
Abraços