scroll down to read the texts in english

sábado, 16 de dezembro de 2006

Graffiti II


Quase de férias, mas os alunos deixaram-me a pensar em graffiti, graffiti, graffiti... Estou a preparar actividades para aulas de substituição. Esta semana numa dessas aulas, com uma "turma famosa", para cativar os alunos introduzi o ensino da ampliação pela técnica da quadrícula com a hipótese de se ampliar, numa das paredes da sala, um desenho de graffiti que alguém tivesse feito primeiro em papel ou fotografado de alguma parede. Atenção conseguida!!! Os "famosos" ficaram em silêncio!!! Aproveitei a atenção para falar da origem do graffiti, do graffiti ilegal, do legal e desenhei no quadro o meu nome em "estilo graffiti"... distribuí então as folhas que tinha preparado com imagens e quadrículas para a ampliação. Primeira pergunta lógica: "Onde estão as letras de graffiti?". Pois é...é que eu tinha improvisado a primeira parte da aula, o que me valeu para manter a sua atenção foram as caricaturas que tinha pelo meio de outras imagens. Assim, hoje estou a preparar a mesma actividade mas com imagens de graffitis!

Deixo os links que também se podem trabalhar com os alunos na Internet: Zewall muito completo e permite pintar legalmente online em cenários como uma perede, comboios, túnel, camiões,etc, o Graffitigen para explorar letras, e o Graffiti Creator que me foi dado a conhecer por uma turma também numa aula de substituição, onde também se pode explorar diferentes tipos de letra.

2 comentários:

clica no play disse...

poizé marta:) ouvi dizer que estás indicada noutro blog como referência "a mulher das dicas" agora tens que descobrir onde:)
até já;)

Marta Pinto disse...

Obrigaaaadaaaa Rui:)Já descobri, e que surpresa maravilhosa!
O próximo post "Color in Motion" é intencionalmente para te agradecer e encantar os visitantes do teu blog que venham a visitar o meu blog.
:)Bjs Grds