scroll down to read the texts in english

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Perguntas, respostas

Duas perguntas e respostas sobre este blog, que sentia necessidade de esclarecer.

Pergunta: Passado um ano online, qual é hoje o objectivo do Linkarte?

Resposta: O objectivo do blog é sobretudo a partilha de descobertas que vou fazendo online e poderão facilmente ser utilizados por professores ou alunos, dentro ou fora da sala de aula. Há links que não coloco no blog por não serem possíveis de traduzir para o portugês, por requererem uma compreensão perfeita da língua em que estão elaborados (sobretudo inglês). Os que são seleccionados, são-no porque me parecem acessíveis à utilização pelos professores ou alunos em Portugal, por me parecerem úteis, por permitirem descobrir a diversidade do mundo da arte, por serem interessantes ou divertidos.

Pergunta: Por que razão não são indicadas formas como os professores podem integrar, nas aulas, os links sugeridos no blog?

Resposta: Os professores são quem escolhe se e como querem utilizar os links que sugiro, pois podem ser trabalhados de muitas formas. O mesmo link pode ser trabalhado para diferentes conteúdos curriculares, dependendo dos objectivos definidos pelos professores. A partilha é comigo, a criatividade e a adaptação na sua utilização em sala de aula é com cada professor. O máximo que poderei fazer, será ilustrar com alguns exemplos.


Two questions and answers about this blog, I feel thee need to give.
Question: One year it has been online, what are the goals, today, of Linkarte?
Answer: The main goal of the blog is to share links I "discover" online and that can be easily used by teachers and students inside or outside the classroom. There are links I don't publish in the blog because they require a perfect domain of the language it is written in (mainly English). The ones I select are of easy access by teachers and students in Portugal, because they are useful, they allow us to discover the diversity in the world of art, because they are interesting or fun.

Question: Along with the link suggestions, why don't you suggest a way teachers can use it in class?
Answer: Teachers are the ones who decide if and how they want to use the links, and it can be done in several ways. One link can be used wen working different curricular contents, it depends on what the teachers established goals. I share the links, but the creative integration into the classroom is up to each teacher. The most I can do is to illustrate using some practical examples.

3 comentários:

Lourdes disse...

olá, Marta!
Já tive oportunidade de disse que considero o seu blog interessante e com utilidade prática.
Surgiu-me uma pergunta, já alguma vez utilizou o moodle? que me propõe utilizar para definir Arte Barroca, na escultura, e na arquitectura?
Um beijo lourdes Calmeiro

Marta Pinto disse...

Olá Lourdes:)
Obrigada. De facto o meu contacto com o moodle até à data tem sido apenas como visitante.
Mas que dificil encontrar online material que nos ajude a definir arte barroca! Material útil que pudesse com alguma facilidade ser utilizado pelos alunos não encontrei (em portugês ou inglês). Mas de certeza que depois da visita de estudo ao Palácio de Queluz, dessa motivação e atenção visível nas fotografias no blog "Arte a Vários Traços", quem "nos" vai surpreender com links sobre o barroco vão ser os alunos!
Pelo caminho da pesquisa detive-me uns momentos neste site
http://www.classicsforkids.com/
shows/genre_baroque.asp a ouvir música clássica barroca.
:)
Abraços

Lourdes disse...

Olá!
Aos dois, obrigado pelas dicas vou espreitar as vossas recomendações
Abraços aos dois
Lourdes :)