Com a proposta de Integração da Internet nas Aulas de EVT, trabalhando sobre uma Unidade de Trabalho com o tema "Carnaval", procuro dar um pequeno contributo que permita ilustrar como recursos disponíveis online podem ser utilizados como recursos para a educação artística, uma vez que as tecnologias já fazem parte do quotidiano dos alunos e dos professores.
As várias páginas de Internet que apresentei foram então as seguintes:
As várias páginas de Internet que apresentei foram então as seguintes:
Caça ao Tesouro: para a introdução ao tema a explorar durante as aulas de EVT: o “Carnaval”, através de uma pesquisa orientada.
Artists Toolkit: permite a exploração de conteúdos curriculares como: cores primárias e secundárias; simetria e assimetria numa composição visual.
Sketching Symmetry: oferece a possibilidade de se realizar uma actividade online de desenho de padrões simétricos.
On-line Picasso Project: rermite apresentar aos alunos um grande número de imagens de obras do artista Pablo Picasso, servindo como motivação para exploração do conteúdo curricular - desenho do rosto, deformação do rosto.
Mr. Picasso Head: permite desenhar uma "Cabeça de Picasso" aplicando o estilo de
desenho do artista Pablo Picasso, através uma ferramenta interactiva de criação artística.
Masks of the World: apresenta uma galeria de imagens de máscaras provenientes de diferentes zonas do mundo e diferentes referências estéticas, a partir da selecção de duas máscaras os alunos deram início ao desenho recriando a sua própria máscara.
Atelier Grimasques: inclui diferentes máscaras numa animação interactiva de cabeças filmadas que se
transformam em mascarados.
Color in Motion: página multimédia, com animadas experiências interactivas sobre a comunicação da cor e o simbolismo da cor.
Paper & Scissor Crafts for Children: contém exemplos de máscaras que se podem realizar em papel.
Working with Paper: documento que contém exemplos de técnicas que os alunos podem utilizar na realização de máscaras em papel.
Artists Toolkit: permite a exploração de conteúdos curriculares como: cores primárias e secundárias; simetria e assimetria numa composição visual.
Sketching Symmetry: oferece a possibilidade de se realizar uma actividade online de desenho de padrões simétricos.
On-line Picasso Project: rermite apresentar aos alunos um grande número de imagens de obras do artista Pablo Picasso, servindo como motivação para exploração do conteúdo curricular - desenho do rosto, deformação do rosto.
Mr. Picasso Head: permite desenhar uma "Cabeça de Picasso" aplicando o estilo de
desenho do artista Pablo Picasso, através uma ferramenta interactiva de criação artística.
Masks of the World: apresenta uma galeria de imagens de máscaras provenientes de diferentes zonas do mundo e diferentes referências estéticas, a partir da selecção de duas máscaras os alunos deram início ao desenho recriando a sua própria máscara.
Atelier Grimasques: inclui diferentes máscaras numa animação interactiva de cabeças filmadas que se
transformam em mascarados.
Color in Motion: página multimédia, com animadas experiências interactivas sobre a comunicação da cor e o simbolismo da cor.
Paper & Scissor Crafts for Children: contém exemplos de máscaras que se podem realizar em papel.
Working with Paper: documento que contém exemplos de técnicas que os alunos podem utilizar na realização de máscaras em papel.
fotografias tiradas pelo Ricardo Monteiro
At the Portuguese National Conference of Art Education, I made a presentation about a proposal on how to Integrate Internet into the art class. The links I show on the text above are the ones I presented in my communication, they are related to a project were teachers and students worked on creating Carnaval masks.
At the Portuguese National Conference of Art Education, I made a presentation about a proposal on how to Integrate Internet into the art class. The links I show on the text above are the ones I presented in my communication, they are related to a project were teachers and students worked on creating Carnaval masks.
9 comentários:
Olá Martinha,
muitos parabéns por esta tua participação. Tenho a certeza de que , se for este o teu desejo, esta será a primeira de muitas.
Estou muito feliz por ti.
beijocas :)
Obrigada Mara:) Foi uma experiência muito interessante!
Olá Marta. Assisti á sua comunicação no Porto. Gostei muito... Sou professora de Educação Visual e de EVT na Escola Conde de Oeiras e no St Julian's School. Estou a fazer uma formação na plataforma Moodle e vou aproveitar muita da sua informação. Muito obrigada por ter partilhado o seu trabalho. Vou ficar leitora assidua do seu blog. Parabéns e mais uma vez obrigada.
Olá Rita. Muito obrigada pelas palavras, fico muito feliz por receber este feedback.
Estando a leccionar no St Julian's School vai poder beneficiar ainda mais das muitas indicações de links que vou colocando no blog, uma vez que se encontram maioritariamente em inglês (apesar de os alunos com quem trabalhei não terem em momento algum indicado o idioma como uma dificuldade ou problema).
Em breve publicarei aqui no blog o link para uma nova página que estou a criar, onde espero que seja mais fácil consultar os vários links.
Obrigada e bons trabalhos.
Bom dia, Maria Costa. Muito obrigada por deixar as suas palavras, fico feliz por receber estes comentários. Envio com todo um gosto um email com mais informação.
Bem vinda ao mundo das novas tecnologias, para mim tão fascinante e cheio de possibilidades pedagógicas.
Até breve via email.
A pedido da Maria Costa retirei o seu comentário para não deixar exposto o seu email, mas as boas relações mantêm-se :)
Até breve.
Olá Marta.
Estive na Conferencia Nacional de Educação Artistica. Esive a assistir à sua comunicação.
O que eu posso dizer em poucas palavras: mágnifico, tema deveras interessante.
Nós, os professores de EVT temos de aplicar as tic's nas unidades de trabalho.
Marta, esta tarde enviei-te um email e aqui fica mais uma vez o meu pedido de desculpas pelo o atraso.
David, obrigada uma vez mais. O tema é de facto interessante e a perspectiva que apresentei na conferência e apresento de certa forma também aqui no blog, é uma entre muitas das que se poderão criar. Como disse, quando com as TIC neste caso a Internet, se consegue proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem enriquecedoras que não teriam de outra forma, a sua integração vale muito apena!
Bons trabalhos. Abraço.
Enviar um comentário